Tendinite, uma Doença Ocupacional

POR ERGOGYM CONSULTORIA – 20 DE MAIO DE 2019

A Tendinite é uma doença que impossibilita um trabalhador a trabalhar quando se tem uma crise, por que é uma condição dolorosa e que muitas vezes necessitada de repouso, o que gera muitos afastamentos prejudicando assim, a empresa.

Com atitudes simples adotadas no ambiente organizacional, é possível prevenir a tendinite, proporcionando uma melhor qualidade de vida para seus funcionários e melhores resultados para sua empresa.

Veja na matéria um pouco mais sobre a tendinite, suas principais causas e como se pode preveni-la.

TENDINITE

Tendinite é uma inflamação que acomete o tendão, uma estrutura que liga o músculo ao osso, sendo mais comum acometer os ombros, braços e punhos, mas pode – se ocorrer também nos MMII (joelhos, quadril, tornozelo, pés).

  • Causas:

Os tendões sofrem com a sobrecarga que vem das articulações, ocorrendo assim, a dor e inflamação. Na maioria dos casos, a tendinite é causada pelos movimentos repetitivos, feitos nos trabalhos ou nas práticas dos hobbies.

Outros fatores que podem causa a tendinite é a Falta de alongamento e flexibilidade de algum grupo muscular, estresses, traumatismos, sobrecarga funcional, alterações nas articulações, posições desconfortáveis, entre outros.

Por isso trabalhadores que não tem um preparo adequado para sua função são os que tem mais risco ter a tendinite.

  • Os sintomas dessa doença incluem:
  1. Dores (moderadas a intensas);
  2. Dificuldade em movimentar o local;
  3. Vermelhidão na região e
  4. Sensação de câimbras e aquecimento.

O tratamento da Tendinite é através do uso de anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso da região acometida para a cura completa.

E é importante que o paciente tome medidas preventivas para que a doença não se torne frequente.

  • Medidas Preventivas:

Medidas que geram uma melhor qualidade de vida para seus funcionários é necessário, para prevenir a redução da produtividade e o aumento do número de afastamento. Por isso, fique ligados nas dicas a seguir:

  1. Ofereça um ambiente de trabalho funcional e confortável, seguindo a NR-17, que pode ser cumprida através do serviço de Ergonomia.
  2. Invista na Ginástica Laboral, que irá promover um melhor bem-estar em seus funcionários.
  3. Pausas durante o expediente, para que seus funcionários possam se alongar e relaxar a musculatura e as articulações.
  4. Ofereça palestras sobre o por que cumprir as medidas preventivas, sobre assuntos relacionados a saúde que pode beneficiar a empresa.

Proporcionar mais bem-estar aos seus funcionários, você estará aumentando a satisfação dele com a instituição e assim em sua produtividade e engajamento em suas funções. Por isso, prevenir doenças, como a tendinite, adotando medidas preventivas são necessários para a corporação.

Gostou da matéria? Deixe um comentário sobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *