POR ERGOGYM CONSULTORIA – 02 DE MAIO DE 2019
A saúde ocupacional é um dos setores mais importante dentro de uma empresa, ela lida unicamente com a saúde dos trabalhadores.
Sua função é prevenir que os trabalhadores sofram de doenças e outros problemas que possam se originar dentro do ambiente de trabalho. É um elemento que garante uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar para o trabalhador. Além de melhorar o clima organizacional, reduz o absenteísmo e gera vários fatores benéfico à empresa.
Medidas para promover a Saúde Ocupacional dentro da empresa:
Primeiramente é importante elaborar uma pesquisa de clima. Essa pesquisa será para todos os funcionários da empresa, e deve ser examinado todos os fatores que interferem no clima organizacional e no bem-estar de todos.
Logo após a esta pesquisa de clima, é necessário que profissionais da área de saúde e rh estudem e mapeiem todos os riscos e problemas da empresa, elaborando assim, metas específicas para que aumente a qualidade de vida do trabalhador e a produtividade da empresa. Outras medidas para promover a saúde ocupacional dentro da empresa são:
- Ginástica Laboral
- Quick Massage
- Campanhas de Promoção a Saúde (Contra tabagismo, obesidade, alcoolismo)
- Ergonomia
- SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhos)
- Realização de Exames Periódicos
Entre outras modalidades que geram resultados benéficos a empresa.
RH X Saúde Ocupacional
É no RH que se tem todas as informações sobre o trabalhador (características dos profissionais, cargo, ambiente em que se trabalha, organograma), o que possibilita o recurso a identificar os riscos de maneira mais eficaz juntamente com outros departamentos, como o setor da saúde ocupacional e segurança do trabalho.
Assim, eles podem elaborar o plano estratégico em prol da saúde dos funcionários, controlando as potenciais ameaças e riscos da atividade desenvolvida.
Empresas que se preocupam com a saúde de seus trabalhadores, estão garantindo uma melhor produtividade e desempenho em seus resultados.