LER/DORT

POR ERGOGYM CONSULTORIA – 07 DE MAIO DE 2019

Vocês conhecem os distúrbios osteomusculares que estão relacionados ao trabalho? E que é uma das principais causas do absenteísmo?

Continue lendo a matéria e saiba tudo que é preciso sobre a LER/DORT.

LER/DORT: O que são e como ocorrem?

   As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças caracterizadas pelo desgaste e/ou alteração das estruturas osteomusculares que atingem várias categorias profissionais.  Elas englobam cerca de 30 doenças, sendo que, a tendinite e a bursite são as mais conhecidas.

   Geralmente a LER/DORT são provocadas por atividades desenvolvidas no trabalho: Movimentos repetitivos, esforço excessivo, má postura, stress, e as condições desfavoráveis do ambiente de trabalho também podem influenciar no aparecimento destas doenças.

   Ou seja, existem inúmeros fatores que desencadeia as doenças osteomusculares causados pelo trabalho, influenciando os resultados finais da empresa. Vale ressaltar também, que as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a qualidade de vida do cidadão. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas a fim de garantir a saúde e os direitos dos trabalhadores

Principais Sintomas:

   O primeiro sinal da LER/DORT é a dor difusa que ocorre quando ocorre o movimento. Depois os sintomas começam a si evoluir para:

  • Formigamento e dormência – Espécie de insensibilidade ou fraqueza para segurar objetos,
  • Dor em choques e pontadas,
  • Diminuição de amplitude de movimento e
  • Inflamação.

   A partir dessas evoluções a doença passa a ser crônica, ou seja, irreversível muitas vezes.

Como prevenir LER/DORT?

   A melhor maneira de evitar as doenças osteomusculares é investir no trabalho de ergonomia, ou seja, construir uma melhor relação entre o trabalhador e a sua função na empresa.

   A ergonomia trará benefícios para os trabalhadores e para as empresas, resultando assim no aumento da produtividade e qualidade de vida, diminuição de custos e absenteísmo, visibilidade e resultados positivos para a empresa.

   Contratar profissionais de segurança do trabalho, adotar o uso de EPIs e adoção de medidas de cautela pertinentes a sua área de atuação são prevenções importantes que a empresa pode investir também.

Dicas preventivas:

   O melhor tratamento é a prevenção, então, cuide – se.

1- Realize pequenas pausas rápidas, para se alongar e relaxar do trabalho que consiste de movimentos repetitivos e/ou de posturas inadequada;

2- Cuide para sempre permanecer com uma boa postura, incluindo a adequação do seu posto de trabalho de acordo com as características físicas e com sua atividade;

3- Não realizar esforço exagerado, repetitividade ou pressão em sua atividade;

4- Procure atendimento médico, caso esteja com algum dos sintomas da LER/DORT. Nos primeiros estágios elas são curáveis, por isso se preocupe com sua saúde.


   Em razão disso, as empresas devem estar ligadas nos riscos em que os trabalhadores estão submetidos e se adequar da melhor maneira para evitar LER/DORT e outros acidentes que podem ser ocasionados no trabalho.

  Investir em serviços que visam o aumento da qualidade de vida do trabalhador está investindo também na empresa, então, fiquem ATENTOS!

A ErgoGym Consultoria oferece um serviço ergonômico de alta qualidade, estamos a disposição para lhes atender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *