POR ERGOGYM CONSULTORIA – 05 DE JUNHO DE 2019
Manter vícios como o tabagismo e alcoolismo, afeta indiretamente os resultados de sua empresa. Mas, como assim? Essas duas substâncias alteram ao decorrer do tempo o comportamento dos funcionários que os utilizam, prejudicando assim, no desempenho e execução das atividades dentro da empresa.
Por isso, é importante que os organizadores da empresa trabalhem internamente esta questão, procurando formas para combater e conscientizar seus funcionários do mal que estas substancias fazem para a saúde.
Continue a leitura para saber mais sobre este tema!
Combatendo o tabagismo e alcoolismo dentro da empresa
Umas das melhores formas de combater essas drogas é por meio da conscientização dos efeitos e consequências que podem trazer para a saúde.
Promover campanhas e palestras educativas são uma grande forma de conscientizar todos os funcionários de sua empresa. Pode-se também criar uma equipe de assistência (psicólogos e outros especialistas) para prestar ajuda aqueles que necessitam.
Uma equipe preparada e conscientizada pode contribuir mais à um colega que está passando por este problema. Os colaboradores conscientizados são mais unidos, responsáveis e empáticos, podendo fornecer ajuda, incentivos e força para este momento delicado.
Estes funcionários preparados são de grande valor para a empresa, pois além de promover ajuda, eles conseguem espalhar e estimular ações preventivas dentro da organização, gerando grandes resultados positivos.
Como prevenir esse tipo de dificuldade na empresa?
A pressão diária, estresse, desgaste emocional e físico e um clima organizacional ruim contribuem para que o funcionário adote vícios. Sendo assim, investir em programas de prevenção e proteção, em uma melhor qualidade de vida, na ergonomia dos trabalhadores são alternativas validas e que podem minimizar os fatores de riscos que influenciam o uso de cigarro e bebidas alcoólicas.
Promover programas de prevenção faz com que o empregado reconheça que necessita de ajuda e assim procure recursos para tratá-lo. Esses programas são extremamente satisfatórios, pois ajuda no aumento da produtividade, a criar um ambiente organizacional melhor e livre de vícios, a equipe se torna mais unida e eficaz e os funcionários se sentem mais valorizados.
Saúde e desempenho do trabalhador X Tabagismo e Alcoolismo
Alguns efeitos que esses vícios podem causar na saúde e desempenho do trabalhador (e de qualquer pessoa) são:
- O empregado que está alterado tem mais chances de cometer erros em seus processos, ocasionando acidentes no trabalho.
- Contribui para um ambiente corporativo desagradável.
- Contribui para o aparecimento de doenças.
- Diminui a capacidade física, influenciando no desempenho do funcionário.
- Diminui a circulação sanguínea.
- Reduz a atenção e memória do trabalhador e entre outras coisas.
Sendo assim, invista na prevenção desses vícios e aumente os resultados positivos de sua empresa. Gostou do artigo? Deixe nos comentários sua opinião.