POR ERGOGYM CONSULTORIA – 07 DE JUNHO DE 2019
Umas das doenças silenciosas que atinge a maioria da população mundial e que pode levar a várias consequências graves, é a hipertensão arterial, mais conhecida como “pressão alta”.
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é no dia 26 de abril, e a intenção foi fazer as pessoas terem mais consciência da doença e sentir na necessidade de preveni-la cuidando da saúde no decorrer de sua vida.
O que é Pressão Arterial (PA)
A PA tem a finalidade de empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, suprimindo a necessidade dos órgãos. Quando a pressão esta alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Causas
Existem vários fatores que podem influenciar a pressão alta, veja alguns deles:
- Genética
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Estresse
- Elevado consumo de sal
- Níveis altos de colesterol
- Falta de atividade física
- Fumo
Recomendações para aferir a Pressão Arterial
Siga as recomendações a seguir para quando for aferir a PA:
- Faça um repouso de 15 minutos em um ambiente calmo.
- É necessário aguardar 30 minutos em média para aferir, quando se praticou exercício físico, ingeriu bebidas alcoólicas ou café e/ou fumou.
- A bexiga deve estar vazia.
- Estar sentado ou dentado.
- No inverno a pressão pode aumentar e no verão diminuir.
Tratamento e Prevenção
A “Pressão Alta” infelizmente não tem cura, mas existe tratamento por meio dos medicamentos para controla-la. Algumas dicas para o controle e até mesmo prevenir está doença crônica são:
- Ter uma alimentação saudável: não abusar do sal, evitar alimentos gordurosos.
- Controlar a diabetes.
- Manter o peso adequado.
- Praticar exercícios físicos.
- Moderar ou abandonar o fumo e o consumo de álcool.
No espaço organizacional (empresas) pode-se criar campanhas para prevenção, grupos de hipertensos, investir na qualidade de vida, oferecer palestras sobre alimentação saudável e entre outros assuntos, e fazer grupos de exercícios físicos.
Equipamentos
O equipamento para aferir a PA mais popular são os esfigmomanômetros, mas existem os aparelhos aneroides e eletrônicos. A diferença pode ser na precisão, que pode variar de aparelho para o outro.
É importante que o manguito do aparelho de pressão esteja firme e bem ajustado, e mantido na altura do coração na hora da aferição. Além disso, os aparelhos devem ser calibrados regularmente para uma melhor precisão.
E aí, gostou do artigo? Deixe nos comentários sua opinião e/ou experiência de vida. Tente acompanhar sua PA diariamente, converse com o médico e cuide-se.