POR ERGOGYM CONSULTORIA – 03 DE JUNHO DE 2019
Acidentes de trabalho e absenteísmo por causa de doenças ocupacionais, ainda são muito frequentes nas empresas, prejudicando assim, em seus resultados finais. Criar um ambiente de trabalho em que a eficiência e a saúde de seus colaboradores podem coexistir, não é uma tarefa muito fácil.
Apresentaremos algumas práticas que as empresas podem adotar para que doenças ocupacionais e acidentes de trabalho sejam evitadas no ambiente organizacional de sua empresa. Confira:
- Abre espaço ao diálogo
A troca de informações e opiniões no ambiente de trabalho é uma prática importante, que deve ser praticada pela empresa. O feedback pode ser de extrema significância para aprimorar a prevenção de acidentes e doenças em uma empresa.
- Dê importância ao uso dos EPI’s
Qualquer função da empresa oferece riscos à saúde de seus colaboradores. Os EPI’s são fundamentais para a prática dessas atividades, por isso, reforce a importância desses equipamentos a seus funcionários e os proteja de acidentes e doenças ocupacionais.
OBS: Use-os de maneira adequada, seguindo suas normas corretamente.
- Qualifique seus funcionários
Seus funcionários devem realizar suas funções de maneira correta e eficiente. Treinamentos para capacita-los são de extrema importância para prevenir sua empresa dos riscos.
- Divulgue os riscos
Seus funcionários devem ter conhecimento de todos os riscos que estão submetidos, para tomarem consciência da importância de prevenir-se.
- Promova o bem-estar dentro de sua empresa
Um funcionário que tenha uma qualidade de vida boa, será mais produtivo e eficiente. Adote metodologias que ofereça o bem-estar como: quick massage, ginástica laboral, palestras sobre hábitos de vida saudáveis e atividades físicas, entre outras coisas.
E ai, gostou das dicas? Prevenir-se das doenças ocupacionais e acidentes de trabalho é de grande importância para sua empresa. Por isso, fique atento sempre.
Procure empresas capacitadas no mercado de trabalho e solucione da melhor maneira seus problemas.